Técnica de pintura: aspecto Mogno

Hoje publicamos mais uma técnica partilhada pela Annie Sloan. Esta técnica procura um acabamento com aspecto Mogno, aplicado sobre uma peça de madeira natural. Este acabamento realça, com muita elegância, os veios da madeira e recria uma textura muito bonita.

O primeiro passo a tomar é observar a peça e perceber se a madeira tem algum tipo de tratamento de impermeabilização. Se for esse o caso, deve começar por lixar a peça para que a madeira absorva mais facilmente os pigmentos da tinta. Depois de lixar e limpar o a peça, pode começar a pintar com as tintas Annie Sloan Chalk Paint®. Para este efeito, deve procurar uma cor  púrpura e, para tal pode misturar um tom de vermelho com um tom de azul. Nesta mesa, a Annie conseguiu uma bonita cor beringela misturando Napoleonic Blue e Burgundy.

Pinte a peça com a tinta ligeiramente diluída, para que a pintura seja fácil e para que não seque demasiado rápido. Depois de dar uma demão na peça, pegue num pano de algodão sem pêlo e limpo para retirar o excesso de tinta, até começar a ver novamente a textura da madeira. Caso pretenda tirar mais tinta e deixar apenas uma tonalidade na madeira, pode molhar um pano limpo e, com este, retirar mais tinta. Quando terminar este passo, pegue num pano limpo e seco e retire toda a humidade da peça, para que esta seque mais rápido e para que possa passar à fase de encerar.


Quando a peça estiver seca, pode começar a segunda fase do processo - a aplicação da cera escura. Habitualmente, não se aplica a cera escura directamente sobre a tinta, porque tal altera a cor com que foi pintada a peça. Mas neste caso, como o objectivo é escurecer a cor final, é preferível aplicar directamente a cera escura, que alterará a cor beringela para uma tonalidade mais acastanhada. Usando o pincel de cera Annie Sloan, aplique uma generosa camada de cera escura no tampo, tendo o cuidado de não esticar demasiado a cera, para que ela não seque demasiado rápido. Logo que termine de aplicar a cera, comece a espalhá-la com o pincel e, de seguida, pegue num pano limpo e retire todo o excesso de cera que conseguir. No caso desta mesa, a Annie Sloan decidiu aplicar mais uma camada de cera, para escurecer ainda mais a madeira, tendo, para tal, de deixar secar bem a primeira camada de cera. Nesta segunda camada, o procedimento é igual ao da primeira: aplicar a cera e retire-la depois com um pano limpo.


Annie decidiu pintar as pernas da mesa com a cor Louis Blue, fazendo com que a mesa ganhasse uma nova vida. Mas a verdadeira riqueza desta peça está na bela textura do tampo.



In part one of this two-part series, Annie Sloan demonstrates how to create the look of rich mahogany, using her decorative paint, Chalk Paint®, as a stain.



In part two of this two-part tutorial, Annie Sloan applies Dark Wax to darken pine to look like rich mahogany.