Técnicas Annie Sloan - acabamento industrial com cera preta

Para um acabamento industrial com Cera Preta

Publicamos aqui mais uma técnica ensinada pela Annie Sloan, onde podemos perceber como alcançar um acabamento com aspecto industrial. Veja, passo a passo, como uma cor, Cera Clara e Cera Preta poderão, facilmente, dar-lhe o resultado pretendido.

Comece por pintar a peça com uma cor ao seu gosto, depois de a limpar e sem necessidade de aplicação de secantes ou primários. Pode dar uma ou duas demãos de tinta, sabendo que a Cera Preta irá realçar a textura da tinta e que os pontos em que a peça esteja aparentemente mal pintada serão cobertos com a Cera Preta.

Aplique, quando a tinta estiver seca, a Cera Clara em toda a peça e retire o excesso de cera com um pano de algodão limpo e sem pêlos. Tenha atenção para que toda a superfície fique coberta com a Cera Clara.

O próximo passo é a aplicação da Cera Preta. A Annie utiliza aqui um pincel grande, para que a aplicação da cera seja mais rápida e, assim, seja mais fácil de controlar o tempo de secagem. A Cera Preta deve ser aplicada em todas as direcções, para garantir que todos os detalhes da textura ficam cobertos. 

Novamente com um pano limpo e sem pêlo, limpe o excesso de Cera Preta. O acabamento ficará mais escuro se tiver maior tempo de secagem. No caso de ficar com um acabamento demasiado escuro, pode aplicar suavemente a Cera Clara para retirar o excesso de Cera Preta  A Cera Clara funciona como uma borracha e retirará o excesso de Cera Preta onde esta está mais espessa.

Esta é uma técnica muito elegante, cujo processo é semelhante à de envelhecimento com Cera Escura e que confere às peças um acabamento mais rústico.



Annie shows you how to create a graphic and dramatic Warehouse look using Chalk Paint® and black Chalk Paint® Wax.

Today we are sharing with you another one of Annie's tutorials, this time how to achieve a Warehouse look by using her black wax.

Paint your piece all over so that you end up with a smooth finish - this is important for achieving a Warehouse look. 


Start off by applying Clear Soft Wax to the piece using a brush, covering the surface so that you don't leave anything bare, and take off the excess using a cloth. 


Next up, apply Black Wax to the piece - using a big brush will help you cover it quickly! Make certain that you apply the wax in all directions, so that the grain is all covered. 


Next, wipe off the excess with a cloth. How long you leave the Black Wax on before wiping off the excess depends on how dark you want the final effect to be (longer, the darker). 


Go back to applying some Clear Wax to remove more of the excess Black Wax - like this, Clear Wax acts as a bit of an eraser, removing Black Wax where it's too thick.